segunda-feira, 28 de maio de 2012

Criança agredida com golpe de facão em Taquarendí




Fotos e Entrevista Advanilson Carvalho
Encontra-se detido no Complexo Policial de Mirangaba o senhor Eufrásio José de Deus, “vulgo Donga”, 70 anos, Natural do Distrito de Caatinga do Moura-Jacobina, e residente na Rua 7 de Setembro no Distrito de Taquarendí. Segundo consta no registro de ocorrências da polícia, o senhor Eufrásio é acusado de ter agredido o menor de 8 anos de idade, de iniciais R.S.C. com golpe de facão, o atingindo a orelha direita. O fato ocorreu neste sábado por volta das 14 horas no Distrito de Taquarendí. A Guarda Municipal foi acionada, juntamente com o Conselho Tutelar e Polícia Militar efetuando a prisão do acusado. A vitima foi socorrida a unidade de saúde de Taquarendí onde foi atendido. Em entrevista ao Repórter Advanilson Carvalho, “Donga” relatou que o facão estava na bainha e misteriosamente o mesmo facão veio acidentar a vitima.

Reportagem: Weyber Pereira / Fotos: Advanilson Carvalho

Mecânico jacobinense morre em acidente na BA-368

Uma colisão envolvendo um Mercedes Benz 1620 vermelho, de placa PEJ 0109, licença de Pernambuco, e um VW Gol marron de Jacobina, placa JNP 3934, acabou com saldo de uma vítima fatal durante a noite do último sábado, 26.
O acidente ocorreu no KM 18 da BA 368, já próximo a Serra do Tombador, e segundo informações da PRE o motorista do caminhão, Leomar Delfino Pereira, relatou que vinha da região de Irecê carregado de feijão quando foi surpreendido com condutor do gol que, por motivos ainda não identificados, estava transitando na contra-mão sentido a Lages do Batata.
Dois outros caminhões que iam a frente conseguiram desviar do veículo mas Leomar não teve a mesma sorte.
Segundo consta, o caminhoneiro ainda conseguiu evitar uma colisão frontal jogando o caminhão para o acostamento mas o gol terminou batendo na roda dianteira do veículo, fazendo o caminhão descer uma ribanceira.
O motorista do Gol, identificado como Osvaldo de Almeida Flor, de 59 anos, foi socorrido até o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, onde deu entrada com escoriações pelo corpo e suspeita de TCE.
Segundo informações da unidade de saúde, ele foi atendido pelos médicos plantonistas, Dr. Valquer e Dr Rômulo e faleceu por volta das 22h45 quando estava sendo regulado para ser transferido para Salvador. De acordo com infomações Osvaldo era morador do bairro da Caeira onde tinha uma oficina mecânica.
Ele era conhecido como Osvaldo mecânico e segundo consta, no momento do acidente ele estava na companhia de um neto de 17 anos que não ficou ferido. O motorista do caminhão, morador da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, PE, também não sofreu ferimentos graves.

Fonte: Bahia Acontece

PT lança oficialmente pré-candidatura de Amauri Teixeira

Nesse domingo aconteceu o encontro do diretório municipal do PT de Jacobina que apresentou  a pré candidatura de Amauri Teixeira para prefeito da cidade. O evento contou com a presença do presidente estadual do PT, Jonas Paulo, do secretário de desenvolvimento, Cícero Monteiro, do deputado federal Afonso Florence, dos deputados estaduais Bira Corôa, Neuza Cadore e Fátima Nunes, diversos prefeitos da região, lideranças de movimentos sociais e comunitários.
Os  diversos líderes que fizeram uso da palavra ressaltaram as virtudes éticas e democráticas do pré candidato, Amauri Teixeira, e também sua experiência na gestão da saúde do governo Wagner, ao lado do secretário, Jorge Solla, e na condição de deputado federal proeminente que, em pouco mais de um ano, se tornou numa liderança significativa no Congresso Nacional." O grande legado dos governos Lula e DIlma, mais a forma petista de governar, já testada em vários municípios brasileiros, e a grande capacidade e responsabilidade de Amauri serão fundamentais, não só para arejar a cultura política de Jacobina e região, bem como para  trazer o desenvolvimento econômico e social que os municípios da região tanto precisam", afirmou o deputado federal Afonso Florence (PT).

Ourolândia: Moradores decidem pelo cancelamento do Santo Antônio

Pelo menos 500 ourolandenses, compareceram neste sábado (26/05) para votar no plebiscito convocado pela prefeita Yonara Freire para decidir sobre a realização ou não dos festejos juninos 2012.
O votação popular foi elaborada por representantes de diversas entidades que junto com a prefeitura organizou para que a população pudesse manifestar de forma democrática sobre a realização ou não dos festejos.
100% dos presentes decidiram pela não realização do evento, todos concordaram que o mais importante nestes tempos de estiagem são as ações para minimizar os efeitos da seca.
Segundo a prefeita Yonara uma decisão difícil, uma vez que o Santo Antônio é uma festa importante para o município.
Com a decisão a prefeitura deve ampliar as ações a favor do homem do campo.
Na audiência também foi apresentado o plano de ação para o combate à seca, projetos em parceria com a Codevasp, coleta seletiva de lixo e o programa para distribuições de cestas básicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mídia: Marcílio Alves estreia na Rádio Jaraguar dia 1° de junho


A Rádio Jaraguar AM acaba de contratar um dos melhores comunicadores da radiodifusão regional. O radialista Marcílio Alves é a mais nova aposta do empresário Ramiro Miranda, que tem realizado grandes investimentos na formação de uma equipe profissional líder em audiência. A estreia do novo comunicador  na Rádio Jaraguar está prevista para o dia 1° de junho.
Com larga experiência no rádio regional, tendo atuado durante 22 anos na Rádio Clube Rio de Ouro, Marcílio Alves é um dos comunicadores mais carismáticos de Jacobina.
Nesse período, além de passagens por vários programas musicais e de entretenimento, ele também atuou na área jornalística e na crônica esportiva, transformando-se num verdadeiro coringa da comunicação local, um das características fundamentais nos grandes profissionais do rádio brasileiro.
 “Esse é um momento muito especial na minha vida, trata-se de uma nova experiência profissional, onde buscarei dar o melhor de mim para poder continuar merecendo o carinho desses milhares de ouvintes que nos acompanham nesses 22 anos de estrada”, afirma Marcílio Alves.
Para o empresário Ramiro Miranda, a contratação de Marcílio Alves é mais uma etapa do processo de crescimento pelo qual a Jaraguar AM vem passando, com investimentos na qualidade dos seus profissionais e na aquisição de equipamentos ainda mais modernos, o que tem representando um aumento fenomenal nos índices de audiência da emissora.  
Segundo João Batista Ferreira, coordenador de jornalismo da Jaraguar, a nova contratação dará ainda mais brilho a programação da rádio. “Sem dúvidas, além de um bom comunicador, Marcílio Alves é dono de um grande carisma e simpatia, qualidades essenciais na inter-relação com os ouvintes”.
Na Rádio Jaraguar AM 1310, Marcílio Alves irá apresentar o programa “Show da Manhã”, das 10h às 12h,  além de co-apresentar o “Jornal do Meio Dia” com João Batista Ferreira, e participar da programação da rádio na produção de reportagens externas e na cobertura do noticiário esportivo.

Fonte: Notícia Livre

Esporte: Internacional consagra-se campeão Jatobaense 2012


Prefeito Adilson Nascimento, Final do Campeonato Jatobaense


Adriano capitão do Internacional


Adriano capitão do Internacional






quinta-feira, 17 de maio de 2012

Humor: Matuto explica as dificuldades de um candidato em campanha

Jacobina: Uneb promove concurso fotográfico sobre a cultura sertaneja

Cores do sertão: cultura e cotidiano. Esse é o tema do 1º Prêmio Cult-Vi Fotografias, realizado pelo Núcleo de Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-Vi), do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV da UNEB, em Jacobina.

As inscrições estão sendo realizadas na sede do núcleo, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, até o dia 8 de junho. É necessário apresentar os documentos especificados no edital da seleção. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20.
Os candidatos poderão concorrer com até três trabalhos. As fotografias devem ser apresentadas em cores e tematizar a vida, a cultura e o cotidiano do sertão. Serão desclassificadas as submissões que não possuírem vínculos com o tema.
A comissão de jurados levará em consideração critérios como criatividade, originalidade, adequação ao tema e detalhes técnicos. Os oito primeiros classificados vão receber troféus. O primeiro e o segundo colocados ganharão ainda máquinas fotográficas semi-profissionais.
A comissão organizadora do concurso homenageará ainda, dentre 30 fotografias pré-selecionadas, a imagem eleita pelo voto popular. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 30 de agosto, junto à exposição dos melhores trabalhos, nas instalações do DCH.

Mirangaba: Prefeitura celebra o Dia de combate ao abuso contra crianças e adolescentes

Com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta de combate aos crimes contra população infantil, a Prefeitura Municipal de Mirangaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando uma série de atividades na cidade, como palestras nas escolas, e caminhada, com panfletagem e adesivagem. As ações fazem parte da campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, celebrado nacionalmente nesta sexta-feira, 18. Eeste ano, as ações seguem o slogan nacional "Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes", que tem como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema no Brasil.
Nesta quinta-feira 17, uma grande caminhada marcou a tarde, reunindo centenas de pessoas, que percorreram as ruas da sede do município. A ação da Prefeitura Municipal de Mirangaba, pretende sensibilizar a população sobre a importância da denúncia de casos de abusos envolvendo menores.
O dia 18 de maio passou a ser celebrado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. Surgido na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.
Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Reportagem: Weyber Pereira

TRE baiano divulga prazos para candidatos se desincompatibilizarem dos seus cargos nas Eleições 2012

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibilizou no seu novo portal a tabela com os prazos de desincompatibilização para os futuros candidatos a cargos eletivos nas eleições municipais deste ano. Os interessados podem baixar o arquivo na página do TRE, no menu “Eleições”. O acesso é feito pelo item “Eleições 2012” , na opção “Registro de Candidaturas”. Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o usuário pode conhecer os prazos de afastamento por meio de sistema interativo que permite conhecer os períodos equivalentes a cada cargo. 
Os prazos seguem as determinações da Lei Complementar nº 64/90, que trata dos casos de inelegibilidade. Prefeitos que queiram se candidatar nestas eleições como vereador ou como vice-prefeito de outro candidato, por exemplo, devem se afastar do cargo atual seis meses antes do pleito. Já os empregados de empresa pública que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador devem se desincompatibilizar com três meses de antecedência.
De acordo com Jonas de Oliveira, chefe da Seção de Registro de Partidos e Candidatos (SERPAC) do TRE-BA, “no meio eleitoral, desincompatibilizar significa afastar, interromper o exercício de um cargo ou função para se tornar elegível”. A medida tem como propósito promover o equilíbrio da disputa, de forma a impedir que o candidato utilize de seu cargo ou função que exerce em benefício da própria campanha.

Clique e acesse a tabela

Educação: Miguel Calmon poderá ganhar Faculdade de Música da UnB

Audacy Batista, professor David Junker, Caca e Kleber Mota
 
O município de Miguel Calmon, na região de Jacobina, poderá ser contemplado com a implantação de uma extensão da Faculdade de Música da UnB - Universidade de Brasília.
A possibilidade da criação de curso universitário surgiu nesta quarta-feira (16) durante encontro na capital federal, na sede da UnB, quando o prefeito Caca,  o vereador  Kleber Mota, presidente da Câmara Municipal, e a secretária de Educação, Audacy Batista Requião, se reuniram com o Maestro  David Junker, PhD em Educação Musical e atual professor da Universidade de Brasília.
No encontro do o professor David Junker, a comitiva calmonense fez uma explanação sobre o potencial musical local e da região, e que  a implantação de Escola de Música seria extremamente propicio ao surgimento de novos talentos na ciência musical.
A proposta foi bem recebida pela Unb,  e o projeto para a implantação da escola já está em andamento.

Fonte: Notícia Livre

40 litros de 'Maria Louca' são apreendidos em complexo policial de Jacobina


A Polícia Civil de Jacobina, no centro-norte baiano, apreendeu no complexo policial da cidade cerca de 40 litros de uma bebida produzida pelos próprios detentos. Conhecido como “Maria Louca”, o líquido estava em vasilhames de água mineral de 20 litros, onde era feito todo o processo a partir da fermentação de arroz, com teor alcoólico de 16%. Após 30 dias a fusão era concluída. Segundo informações da polícia, durante a revista de rotina, além de arroz, também foram encontradas frutas cítricas para dar coloração e acidez à bebida. O material apreendido será enviado para perícia e os autores serão ouvidos pela delegacia local.

 Fonte: Boletim Policial

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Saúde em Movimento beneficia população de Ourolândia

Mais 904 baianos voltaram a enxergar depois de passarem por cirurgia de catarata feitas durante a etapa do Saúde em Movimento que esta sendo realizada na cidade de Ourolândia.
No município, a estratégia teve inicio no dia 9 de maio e até o seu final, no dia 17 de maio, a previsão é que o número de cirurgias chegue a 1.500.
Até esta terça-feira (15), além das operações, 3673 consultas foram realizadas. A etapa está sendo acompanhada nesta terça-feira (15) pelo Secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, acompanhado pelo promotor do Ministério Público, Rogério Queiroz, pela prefeita Yhonara Rocha Freire e pela Deputada Estadual Maria Del Carmem.
Até o final da etapa, a expectativa é que sejam realizadas 7.000 consultas. Os atendimentos estão sendo realizados na Unidade Mista de Ourolândia e conta com uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes.
O Saúde em Movimento tem como público-alvo pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização).
Os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. Ainda na região, Jorge Solla visitou o município de Morro do Chapéu, onde foi até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e ao Hospital Maternidade São Francisco de Assis.

Fonte: Asscom  SESAB

Sr do Bonfim: Delegado conta como desarticulou gangue de estudantes



O delegado Delmar Bitencourt, conta em detalhes em entrevista, como a Policia Civil de Senhor do Bonfim, conseguiu desarticular uma gangue formada por estudantes. A maioria dos integrantes tem idades que variam de 16 a 18 anos.
Eles marcavam encontros para eliminar os rivais  nas páginas do facebook. Oito menores e um já com 18 anos, foram encaminhados para o Complexo Policial, onde foram ouvidos e serão indiciados. O maior de 18 anos, foi identificado como João Felipe Jambeiro, residente na rua Dr Costa Pinto, no centro de Bonfim.
Os estudantes confirmaram suas participações nas ameaças de morte. Confira abaixo, uma entrevista com Delmar Bitencourt, que apresenta todas as informações do caso.

Fonte: Blog do Walterley 

Mandacaru vem sendo a última alternativa para alimentação do gado


Há um dito popular no sertão que o mandacaru não dá sombra nem encosto, mas neste momento crítico de estiagem  vem tendo um papel muito importante para matar a fome dos animais. Mas para o animal se alimentar com o mandacaru precisa de um esforço muito grande do homem, pois, precisa que seja cortado e queimado os espinhos, usando a técnica de um botijão de gás e um equipamento semelhante a um maçarico. Esta técnica vem sendo usada por todos os vaqueiros do sertão nordestino, pois a seca assola todos os estados.
Em Riachão do Jacuípe quem vem tendo uma missão muito árdua para saciar a fome de oitenta bovinos na Fazenda Pindorama na região do Distrito de Chapada é o vaqueiro Manoel Alves de Brito, 66 anos, e que tem na sua companhia o sobrinho Jefferson de Jesus. Nezinho como é conhecido o responsável pelo alimento do gado, disse que foi contratado para fazer este tipo de serviço há oito meses e não mais parou, pois a chuva não veio.
Segundo ele, essa quantidade que pode ser visto na foto não é suficiente para alimentar os animais, “é necessário quatro vezes por dia este volume que corresponde de  12 a 15 pés de mandacaru grande. “Tenho que alimentar todo dia oitenta cabeças  de boi e vaca, derrubando o mandacaru e depois que arrumo a moita volto queimando os espinhos. A missão é grande, de quando eu cheguei aqui até hoje morreram quatro reis, e agora dificultou mais ainda, pois até a água que estava vindo da Barragem do Cedro de caminhão para cá, a prefeitura proibiu pegar. Eles estão falando que é por precaução, pois a agua é boa até para o consumo humano e se a coisa piorar a população vai consumir dela. A alternativa de água agora é na barragem do Rio Jacuípe, que é pouca também”, observou Manoel.
Manoel disse também que nunca viu uma seca tão grande, segundo ele, em outras ocasiões via falar em seca, já trabalhou cortando mandacaru e palma para suprir a falta do capim, mas ouvia comentário que tinha região que não estava seca, “mas agora o que se fala é que todo lugar tá a mesma coisa”, concluiu o produtor.
O curioso é que o mandacaru  simboliza a seca do sertão, ele está presente nos campos áridos da fazendas ainda sem proporcionar  sombra nem encosto, embora não seja nenhum “filé” o agricultor ainda prefere ter o trabalho de fazer o difícil processamento para não perder o rebanho.
Existe uma variedade de mandacaru sem espinhos, também usada na alimentação de animais, mas pouco comum . O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes, pois trata-se de uma planta úmida que pode alimentar e hidratar o animal.
Neste período de estiagem é muito comum palestras e debates para solucionar os efeitos da seca, um sábio estudioso do problema disse que a seca nunca  vai acabar no sertão, o que é preciso é saber conviver com a estiagem prolongada e a convivência com a seca consiste em mais perfuração de poços, estocar alimento usando a técnica da silagem, plantio de palma e mandacaru, preferencialmente as espécies sem espinhos, entre outras alternativas. 
Para quem possui vários hectares de terra tem a garantia por um longo período, é assim a fazenda pindorama, mas já se comenta que a procura e o consumo está tão grande que também  já existe propriedade que a planta está quase no fim.

Reportagem: Portal Vida no Campo (Luciano Gallo)

Trave de gol vira e mata criança de oito anos em São Pedro do Butiá-RS

O que era para ser uma aula de educação física terminou em tragédia nesta terça-feira (15) em São Pedro do Butiá, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Uma criança de oito anos morreu após ser atingida pela trave de ferro de um gol que caiu sobre ela. O incidente ocorreu no ginásio da Escola Estadual Professor Pedro José Scher, onde o menino estudava.
Segundo a polícia, o menino e outra criança se penduraram na trave, que virou e atingiu a cabeça dele. Uma ambulância da Samu foi chamada, mas a criança não resistiu.
O delegado Rogério Junges, que investiga o caso, diz que as condições gerais do ginásio são precárias. Professores e funcionários da escola disseram que a quadra de esportes estava desativada, e o equipamento não estava fixado ao chão. No entanto, a área não estava isolada.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades sobre a morte da criança. O acidente ocorreu por volta das 17h, e a perícia foi concluída apenas durante a noite. O corpo do menino está no Instituto Médico Legal de Santo Ângelo aguardando pela necropsia.

Fonte: G1

Feira: Mulher tenta matar marido com água quente após ser agredida

Um homem de 46 anos foi internado em estado grave no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, com queimaduras de terceiro grau causadas pela mulher nesta terça-feira (15). Segundo o site Acorda Cidade, Rita Santos de Jesus, de 37 anos, resolveu jogar água quente no companheiro após ser ameaçada e agredida, além de ter vários objetos quebrados dentro de casa. O esposo, Antônio Mário do Vale Conceição, ficou trancado no apartamento e foi socorrido por vizinhos que ouviram os gritos por ajuda. Quando a polícia chegou ao local, no bairro Mangabeira, a mulher estava com uma faca na mão, mas alegou que não usaria contra o marido, “Eu tava com uma faca para passar patê no pão”, justificou. Com ferimentos na região do abdômen e tórax, Antônio deve ser transferido para Salvador, enquanto Rita vai responder o processo em liberdade.

Presos bandidos que roubam R$ 3 mil de aposentado em Caém

Dois homens foram presos neste final de semana, por investigadores da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Jacobina), no Povoado de Gonçalo, município de Caém, no centro-norte baiano. Os criminosos haviam levado R$ 3 mil em espécie do lavrador aposentado Teobaldo Macedo de Matias Morais, de 69 anos, em Várzea Dantas, no dia 8 de maio deste ano. Com camisetas amarradas no rosto para impedir o reconhecimento, Manoel e José invadiram a residência da vítima e, de posse de uma barra de ferro, fizeram ameaças para que ela entregasse o dinheiro proveniente da venda de algumas cabeças de gado.
A polícia investiga a participação da dupla em outros roubos praticados na região principalmente contra aposentados. Os suspeitos foram encaminhados ao Complexo Policial de Jacobina, onde estão custodiados, à disposição da Justiça.

Barro Preto: Casal é assassinado dentro da casa onde morava


Dois jovens foram assassinados com diversos tiros na madrugada desta terça-feira (15), em Barro Preto. As vítimas são os jovens Joelson Santos Matos, de 24 anos, mais conhecido como Nego Jai, e Ingrid Luana Lima Santana, 17 anos. O crime ocorreu na Rua F do bairro Bonfinzão. O casal estava dentro da casa onde moravam. Os corpos foram encontrados nus em uma cama. A residência possui indícios de que foi arrombada.Nego Jai era suspeito de cometer homicídios, tentativas de assassinato e de traficar drogas. Além disso, ele era acusado de ter atirado contra viatura da Polícia Militar. A adolescente também já tinha passagens pela polícia.
Na casa de Nego Jai, foram encontrados diversos objetos que na semana passada estavam na casa de Edvaldo Charles Santana Filho, traficante mais conhecido como R7, que morreu no dia 08 de maio em confronto com um policial. A suspeita é de que após a morte de R7, Nego Jai tenha furtado os objetos, como por exemplo, uma televisão.



Fonte: Radar Notícia

terça-feira, 15 de maio de 2012

Parte de sobrado cai no Centro do Rio


 Parte de um sobrado caiu, na manhã desta terça-feira (15), na esquina das ruas do Lavradio e da Relação, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o imóvel - que chegou a ser utilizado como depósito do Cordão da Bola Preta - estava vazio e ninguém ficou ferido. A Defesa Civil, no entanto, afirma que dois pedestres ficaram levemente feridos. A área foi isolada para o trabalho de homens do Quartel Central.
Por causa do acidente, uma faixa da Rua do Lavradio foi fechada ao trânsito, segundo o Centro de Operações Rio, da Prefeitura. Técnicos da Defesa Civil estavam no local nesta manhã.

Fonte: G1 

POLICIA CIVIL PRENDE HOMEM ACUSADO DE HOMICÍDIO EM LAGES DO BATATA



Policiais civis da 16ª COORPIN realizaram a prisão de José Socorro Santos de Jesus, 41 anos,  acusado de ter assassinado a tiros o senhor José Diniz Neto, crime praticado mês passado na comunidade de Lages do Batata, distrito de Jacobina. A operação foi realizada por policiais do SI da 16ª na fazenda São Caetano, zona rural de Jacobina e segundo consta, ao perceber a presença da polícia o acusado tentou fugir pelos fundos da propriedade mas foi alcançado pelos policiais. 
José Socorro confessou ser o autor do homicídio e disse que a arma usada no crime, um revólver Tauros calibre 38, estava guardada na sede da fazenda. O crime chocou na época a população de Lages do Batata, pois a vítima teria procurado José para tirar satisfações com ele depois que sua filha disse que teria sido abusada pelo acusado. Ao questionar José sobre a acusação de estupro, José Diniz foi morto a tiros. Segundo informações do SI da PC de Jacobina, o preso já tinha um mandado de prisão em aberto emitido a seu desfavor pelo juiz da vara crime da cidade de Araci, região do sisal, sob acusação de outro homicídio. José Socorro está custodiado no complexo de polícia de Jacobina e a arma apreendida foi encaminhada para exame de balística.

Fonte e Fotos: Bahia Acontece

JACOBINA: POLÍCIA APRESENTA HOMEM ACUSADO DE HOMICÍDIO NO JENIPAPO

 Foto: Bahia Acontece

Clebson  Cruz Leite, de 21 anos, é apontado pela Polícia Civil de Jacobina como autor do homicídio praticado no povoado do Jenipapo de Miguel Calmon no último dia 04 de maio. À época, Reginaldo Joaquim da Silva, de 24 anos, foi assassinado a tiros e facadas durante uma briga em um bar da localidade. A vítima ainda foi socorrida pelo SAMU ao hospital Antônio Teixeira Sobrinho em Jacobina mas não resistiu e veio a óbito. Pouco tempo depois, Clebson também foi atendido no mesmo hospital onde deu entrada com ferimento provocado por arma de fogo no braço direito. Após ser atendido , Clebson foi conduzido por policiais militares até o complexo de polícia de Jacobina, onde as investigações apontaram ele como sendo o autor do homicídio. O acusado nega e aponta outro homem como autor do crime.

TAPIRAMUTÁ: População revoltada com assassinato de aposentado de 82 anos ateia fogo em assassino





Um detento foi espancado e queimado vivo após ser retirado a força da delegacia de Tapiramutá durante um levante popular ocorrido na noite desta segunda-feira. Nossa redação entrou em contato com uma moradora da cidade que informou que a população ficou revoltada depois que um idoso, identificado como Flávio Mendes de Queiroz, de 84 anos de idade, deficiente visual, teve sua casa invadida durante a madrugada do domingo, 13, e foi covardemente espancado pelo elemento Lucas Pio de Jesus, vulgo Lunguinha, de 23 anos  de idade, depois que ele ficou revoltado por não encontrar dinheiro na casa da vítima.
O idoso veio a óbito em decorrência do espancamento. Após o crime o elemento fugiu mas foi localizado e preso pela polícia ainda na tarde do domingo. Na delegacia o preso teria confessado o crime e disse que, na companhia de um comparsa, teria espancado o idoso porquê ele não tinha dinheiro, levando do local apenas um rádio. Segundo informou a moradora da cidade, que não quis se identificar, após o sepultamento de seu Flávio, que ocorreu no final da tarde desta segunda, 14, cerca de 200 pessoas teriam saído do cemitério local direto para a delegacia onde, após arrombarem a cela onde Lunguinha estava detido, o arrastaram para a frente da delegacia e resolveram fazer justiça com as próprias mãos. Com paus, pedras, e barras de ferro, populares espancaram violentamente o preso.
Não satisfeitas com o espancamento, algumas pessoas teriam jogado álcool ateado fogo no corpo do preso que segundo costa, agonizou até a morte enquanto a população perplexa assistia a cena.
Os policiais da cidade nada puderam fazer além de acionar o efetivo de cidades vizinhas para tentar controlar a situação, mas o reforço não teria chegado a tempo de evitar a barbárie. Segundo consta outros dois presos que estavam na delegacia conseguiram fugir durante a confusão. O corpo de Lunguinha foi encaminhado para o DPT de Jacobina para a realização de necropsia.

  Reportagem: Emerson Rocha / FOTOS: GAZETA DA CHAPADA

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Social: Prefeito Adilson Nascimento aniversaria nesta segunda-feira 14


Adilson Nascimento, prefeito de Mirangaba e presidente da AMPC - Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada, é o aniversariante do dia.
Adilson recebe abraços e o carinho da família, dos amigos, correligionários e da equipe do Blog Mirangaba Notícia.
Parabéns, amigo!

População de Bate Pé, na Bahia, disputa água com animais para viver


 No distrito de Bate Pé, a 34 Km de Vitória da Conquista, município do sudoeste da Bahia, há 15 dias os mais de três mil moradores da localidade enfrentam dificuldades por causa da falta de água. O distrito é abastecido com água da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), que chega com irregularidade nas torneiras. Resta aos moradores recorrer a um açude, onde a água é dividida com animais que vão ao local matar a sede.
Dona Vitória, de 72 anos, mora sozinha e conta com a ajuda de vizinhos para armazenar água do açude. Ela se preocupa com a possibilidade do açude secar.
"Não sei mais o que é que eu vou fazer, porque eu não posso pagar para botar água", desabafa Dona Vitória Rosa de Jesus.
"Pegando a água do açude que gado bebe e cachorro toma banho. Nós ainda estamos dando graças a Deus. Tem mais de 20 dias agora que caiu água aqui", contabiliza Dona Joana dos Santos, aposentada.
Diferente da falta de água em várias localidades da região por causa da estiagem, em Bate Pé o problema da escassez é constante. Segundo os moradores, desde quando a Embasa construiu o sistema de abastecimento na localidade, a água cai de forma irregular. Há ruas do distrito em que falta água há três meses.
"Já tem três meses que não caiu mais água aqui para encher vasilha, só cai um pouquinho e pronto, não vem mais", conta Dona Anézia Lemos, dona de casa.
Em outras localidades próximas, os moradores passam por uma situação ainda pior. Sem água da Embasa há mais de 45 dias, os moradores de Bate Pé Velho levam em lombos de animais o único recurso que podem contar: uma mistura de água e lama. Dentro do açude seco, uma tentativa de fazer a água minar.
"Aqui já estamos limpando pra poder a água minar, pra gente pegar de manhã. Ai amanhã, quando for de manhã, a gente pega um pouquinho de água. Quem chegar primeiro pega, quem chegar por último vai caçar em outro lugar, porque não tem mais", explica Jovino Neto, lavrador.
Alguns moradores contam que deixaram de pagar as contas, esperando pela água da Embasa.
"Sem água não dá, a gente pagando sem ter água! A gente já tá comprando, senão a gente paga duas vezes... Um caminhão de água pra pegar do açude pra cá são R$ 60 e de Conquista pra aqui são R$ 250. Você acha que tem condições?", Indaga Dona Dina Meira, dona de casa.
A Embasa diz que tem conhecimento do problema e que está buscando soluções para melhorar o abastecimento de água no local.
"Nós estamos com o projeto pronto, devemos mandar para Salvador na outra semana para contratarmos uma empresa, visando a melhoria daquele rede e também estamos colocando um motor mais potente aqui, estamos aumentando a capacidade de bombeamento, pra gente acabar com o problema da falta de água naquela região. Nós vamos fazer um levantamento pra verificar como foi isso daí para ver se existe a possibilidade da gente cancelar algumas contas", afirma José Olímpio, gerente do escritório regional da Embasa.

Fonte: G1

Agricultores baianos podem sacar crédito emergencial

Agricultores baianos dos mais de  230 municípios que decretaram situação de emergência por conta da seca, podem sacar, a partir desta segunda-feira (14), crédito emergencial disponibilizado pelo Banco do Nordeste do Brasil.
O crédito disponibiliza juros de 1% ao ano para pequenos agricultores com saque de até R$12 mil, e de até 3,5% ao ano para os grandes agricultores com créditos que variam entre R$12 mil e R$100 mil. Os recursos devem ser aplicados como capital de giro, investimento e custeio para todas as despesas inerentes à agricultura e agropecuária.
De acordo com normas estabelecidas, 35% do crédito emergencial serão destinados ao custeio, e 65% servirão para investimentos. Os financiamentos priorizam projetos de combate a longa estiagem, a exemplo de projetos de irrigação ou compra de ração.

Pior Seca

A seca que atinge a Bahia já é considerada a mais intensa dos últimos 47 anos e está provocando reflexos na produção agrícola e pecuária do estado.
A falta de chuva e a escassez de água nos leitos de alguns rios provocou a
perda de 25% do que foi plantado, de acordo com Rui Costa, secretário da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate à Seca.
Ao todo, 228 cidades decretaram
situação de emergência e 209 foram homologados pelo governo estadual, de acordo com o Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (2).
Segundo o Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, a seca registrada no estado em 1965 tem características semelhantes ao atual período de 2012 . "As manchas indicadas nos mapas mostra que estamos passando por uma situação semelhante da que foi registrada naquela época", disse Costa.

ALIADOS SE REUNEM "PARA DECIDIREM O FUTURO DO MUNICIPIO DE MIRANGABA"








Lideranças Políticas do Município de Mirangaba, se reuniram neste sábado 12, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Mirangaba para juntos, decidirem o futuro do Município. Presentes no evento o grupo aliado: CRISTIANO ALVES DE CARVALHO (CRISTIANO DA CCNET), GILBERTINO RODRIGUES (NINO) E DIRCEU MENDES (DIRCEU DE GLÓRIA), também participaram do encontro o Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo, Deputado Federal Amauri Teixeira, assessor do Deputado Estadual Luiz Alberto, Professor Cícero do Município de Ourolândia, a Vereadora Noelita Pureza, o Vereador Edson Mendes, o Vereador Oliveira Francisco, o Delegado de Polícia do Município de Mirangaba Dr.Pedro Gonçaves, Dr. Emanoel Superintendente da Codevasf, além de militantes. Foi focado em diversos discursos ALIANÇA POLÍTICA, e claro todos com fortes pretensões de ser candidato a Prefeito do Município de Mirangaba, no qual será decidido através de consulta pública, pela primeira vez na história política do município o povo vai ter a oportunidade de escolher o melhor pré-candidato para concorrer as eleições de 2012.

Reportagem e Fotos: Advanilson Carvalho "O Repórter do Povo" - Mirangaba FM

Jacobina: Motociclista morre em acidente na BR 324

De acordo com informações do Hospital Nossa Senhora da Saúde em Capim Grosso, cinco pessoas deram entrada na noite deste domingo (13), na citada unidade hospitalar, vítimas de um grave acidente registrado por volta das 18h, na BR – 324, entre o Ramal de Quixabeira e o Distrito do Junco, envolvendo um Fiat Uno e uma Moto YBR, que teve como vítima fatal o condutor da motocicleta. As demais vítimas foram encaminhadas a referida unidade hospitalar, sendo que dos cinco que seguiam no Fiat Uno de placa NPV – 4028, licença de Gavião, pertencente à prefeitura de Gavião, três permanecem internadas. São elas: Maria aparecida de Moura, 35 anos, L.M.S de 17 anos, M. I. M. S de 17 anos.
O motorista do Fiat Uno, o senhor Godofredo Borges de Carvalho, 63 anos, foi atendido e liberado, assim como a menor C. O. J de 13 anos.

Texto: Arnaldo Silva, com informações do Hospital Nossa Senhora da Saúde em Capim Grosso.

Veículo capota próximo a cidade de Ourolândia

 
Um veiculo VW Gol vermelho, de placa JRN-2844, licença de Salvador, capotou na noite de Domingo(13), na BA-368 próximo a comunidade de Novo Achado, munícipio de Ourolândia.
Apesar da gravidade do acidente o motorista conhecido como (Mazão), sofreu apenas leves escoriações, ele disse que vinha da cidade de Jacobina com destino à Umburanas, cidade em que  reside. 
Segundo o motorista ele teria capotado o veículo quando tentou desviar-se de motociclistas que estavam transitando na pista sem sinalização adequada.
 
Reportagem: Rafael Cerqueira

domingo, 13 de maio de 2012

JACOBINA: TIROS E MORTE NO BAIRRO JACOBINA IV


De acordo com informações da Guarda Municipal de Jacobina, um homicídio foi registrado no bairro da Jacobina IV durante a madrugada deste domingo 13. Segundo consta, populares acionaram a ambulância do SAMU após ouvirem alguns estampidos de arma de fogo durante a madrugada. Ao chegarem ao local os socorristas constataram que a vítima, um homem,  já estava sem vida. A Guarda Municipal realizou o isolamento da cena do crime até a chegada da Polícia Civil, para a realização do levantamento cadavérico. Ao chegar no local o delegado plantonista reconheceu de imediato a vítima como sendo Wedson Nascimento Barbosa, o "Calumbi", tido pela polícia como elemento de altíssima periculosidade, Calumbi possuía várias passagens pela polícia por , dentre outras coisas,  disparos de arma de fogo em via pública contra guarnição da PM, duas tentativas de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e assalto a mão armada. Recentemente empreendeu fuga duas vezes da delegacia da cidade de Caém até que foi  preso pela última vez por uma guarnição do PETO dia 25 de abril último no bairro da Jacobina IV, onde desta feita foi assassinado por volta das 2h15 desta madrugada. Seu corpo foi encaminhado para o DPT local para realização da necropsia.


REPORTAGEM: EMERSON ROCHA / BAHIA ACONTECE

Mirangaba: Prefeitura entrega 200 unidades habitacionais à população




Adilson Nascimento discurso entrega de 200 casas


João Batista Ferreira, entrevista Prefeito Adilson Nascimento


Depoimentos de pessoas presentes na entrega das casas populares


Depoimentos de pessoas presentes na entrega das casas populares


Depoimentos de pessoas presentes na entrega das casas populares





quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mirangaba: Prefeitura faz mutirão contra dengue nesta Quinta-feira 10

A Prefeitura Municipal de Mirangaba, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 10, um Mutirão Contra a Dengue no Distrito de Taquarendí. Agentes de vigilância em saúde participam da atividade, cujo objetivo é eliminar focos do mosquito transmissor da doença e promover atividades de prevenção à doença.
Em todas as ruas, os agentes inspecionaram residências e imóveis do entorno, eliminando possíveis criadouros e depósitos que possam contribuir para a proliferação das larvas do mosquito da dengue. Em pontos estratégicos foram fixados cartazes, panfletos foram distribuídos e orientações foram passadas para a população através de carro de som que acompanhou o mutirão, transmitindo orientações sobre métodos de combate ao Aedes aegypit.

Dados da Sesab

Segundo o boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), neste ano de 2012 foram notificados 27.802 casos de Dengue na Bahia, correspondendo a uma redução de 3,5% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 28.783 casos e 11 mortes, destacando 10 cidades do Estado. Trezentos e setenta e três (89,4%) municípios notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica. No boletim, a Sesab informa que depois de Salvador com 3.467 casos notificados, Itabuna (2.730), é o segundo entre os dez municípios baianos com os maiores números de casos notificados de dengue em 2012. A lista mais atualizada aponta que Itabuna atingiu 3,2 mil casos de dengue. A lista ainda inclui Feira de Santana (2.287), Guanambi (1.064), Senhor do Bonfim (813), Serrinha (621), Jacobina (554), Ilhéus (511), Capim Grosso (420) e Valente (412).
Entre os tipos de forma grave da doença – complicações (DCC), Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e Síndrome do Choque da Dengue -, foram confirmados 94 casos em 33 municípios. Os 11 óbitos apontados pela Sesab foram confirmados nos municípios de Jacobina com 2 mortes, Salvador com 2 mortes, Conceição do Jacuipe 1 morte, Guanambi 1 morte, Jequié 2 mortes, Camaçari também com 2 mortes e o mais atual em Itabuna com 1 morte.

Reportagem: Weyber Pereira

"Cara de Pau": Quadrilha vendia notebooks de madeira



Cinco homens, com idades entre 24 e 33 anos, foram presos após denúncia anônima de que eles estariam vendendo notebooks e tablets de madeira no centro de Belo Horizonte na noite desta quinta-feira (10). Segundo a Polícia Militar, com os suspeitos foram encontrados 23 objetos, que estavam embalados com plástico bolha em caixas falsificadas com marcas de produtos originais, além de uma quantia em dinheiro, que não foi informada.
De acordo com o sargento Mayrink, do 1º Batalhão, o grupo comprava o material em Brasília e São Paulo. Mayrink afirma que os produtos são muito bem feitos, causando a semelhança com o produto original. O grupo agia nas ruas do centro da capital, abordando possíveis clientes. Os falsos produtos eram vendidos por cerca de R$ 600.

Grupo já havia sido preso

Em março, um dos homens presos na noite desta quarta já havia sido preso no centro da capital tentando efetuar a venda desse mesmo tipo de produto. Na última semana, três homens presos nesta quarta já tinha sido detidos, na companhia de um quarto integrante, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Eles foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal quando estavam em um Spacefox estacionado em um posto de gasolina, na BR-381, na altura do KM 871, enquanto tentavam vender os produtos. Agora, os suspeitos serão encaminhados para a Seccional Centro da Polícia Civil.

Mirangaba: Polícia Militar prende trio acusado de tráfico de drogas


Uma guarnição da Polícia Militar prendeu na madrugada do último domingo dia 6, no povoado de Barrocão de Cima município de Mirangaba , três elementos acusados de tráfico de drogas.
De acordo com as informações da Polícia Civil, os elementos George Felix da Gama, 27 anos, natural de Umburanas, Samuel Sandro da Silva vulgo “Berruguinha” 24 anos, natural de Jacobina e Adenilton da Luz de Jesus, 22 anos, natural de Jacobina, foram presos quando uma guarnição da PM fazia rondas de rotina pelo município, sendo encontrado dentro do Fiat Uno, de cor verde, placa JTH-2338, licença de Belém do São Francisco PE, veículo de propriedade de um dos acusados, cerca de dez gramas de cocaína acondicionados em pinos plásticos tipo cone.
Os acusados foram autuados em flagrante e delito pelo Delegado Titular de Mirangaba pelo crime de tráfico de drogas, ficando os mesmos custodiados a disposição da Justiça.

Serrolândia: Audiência Pública decide sobre realização do Arraiá do Licuri



A prefeitura de Serrolândia, através da Assessoria de Imprensa, informa, que, ao contrário do foi anunciado pela imprensa,  o “Arraiá du Licurí” não foi cancelado. No próximo sábado, dia 12, o prefeito Gildo Mota (PC do B) reúne a comunidade para uma audiência pública, onde será decidido se a festa junina será mantida.
Veja nota:
COMUNICADO

Na última terça-feira, 08/05, na edição do BA TV, foi veiculada a informação, segundo a UPB, que o Arraiá du Licurí (São João), deste município havia sido cancelado devido a seca. Porém a informação foi equivocada, FAÇA SABER A TODOS que continua mantida a Consulta Popular, a qual será realizada no próximo sábado 12/05, das 8h00min às 15h00min, na Praça Ruy Barbosa, onde a população irá decidir se a festividade será cancelada ou mantida com os custos reduzidos. A decisão será da população. Caso seja decidido pela manutenção da festa, esta acontecerá nos dias 09 e 10 de junho do corrente, com os gastos reduzidos a 30% (trinta por cento), em relação aos anos anteriores. O Prefeito Municipal já encaminhou nota a Rede Bahia, solicitando a correção da informação veiculada.
 
Atenciosamente,
 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura Municipal de Serrolândia.

JOVEM COMETE SUICÍDIO EM CAPIM GROSSO

O corpo de Josenilton Oliveira da Silva, de 24 anos, foi transladado para o IML de Jacobina na manhã desta quinta, 10, após ele cometer suicídio na casa onde morava com a esposa, no bairro Novo Oeste, em Capim Grosso. Segundo informações de familiares, Josenilton suicidou-se por enforcamento na área de sua casa usando uma corda. Segundo uma de suas tias ele provavelmente se enforcou durante a madrugada e a família só foi avisada pela manhã por algumas pessoas que passaram pela rua e viram seu corpo pendurado no telhado da área. Josenilton trabalhava como chapista e era natural de Lauro de Freitas, mas já morava em capim Grosso há muito tempo.

Fonte: Bahia Acontece

TOPIQUEIROS PROTESTAM CONTRA AGERBA E INTERDITAM BR 324

Topiqueiros da ATAS, " Associação de Transporte Alternativo de Serrolândia", interditaram a BR 324 na altura da entrada do povoado de Várzea da Lage na manhã desta quinta-feira, 10. O protesto visava chamar a atenção das autoridades para a fiscalização  da AGERBA que, segundo eles, tem dois pesos e duas medidas. "Enquanto a São Luiz roda com ônibus em péssimas condições de conservação, os topiqueiros são perseguidos e autuados com multas altíssimas, que praticamente os tiram de circulação. Somos pai de família e precisamos trabalhar para nos sustentar", disse João Batista, presidente da " ATAS". Cerca de 80 Vans interditaram totalmente a pista até que parte da BR foi liberada após uma negociação entre os topiqueiros e o Capitão Juliano, sub-comandante da PRE em Jacobina. O protesto durou cerca de duas horas e encerrou-se às 10 horas com uma carreata dos topiqueiros pelas ruas de Jacobina.

Fonte: Emerson Rocha

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Roberto Freire comete gafe e condena cédula falsa que diz "Lula seja louvado"

O Deputado Federal Roberto Freire (PPS-SP) caiu numa pegadinha virtual e recriminou, pelo Twitter, uma suposta nova cédula de real que dizia "Lula seja louvado" ao invés de "Deus seja louvado". Ingênuo, o parlamentar achou que a piada era verdade. No texto falso que circula pela internet, Dilma teria dito que "Nem Deus, nem Zeus, nem Goku, nem Galileu. Coloquem o nome do Lula". Parece legítimo para você?
Como se não bastasse ter ficado irritado com a suposta cédula, Roberto Freire ficou ainda mais irado quando descobriu que tinha caído numa pegadinha. 
"Lulopetistas histéricos e satisfeitos com a gafe por mim cometida. Mas nada dizem das imoralidades e malfeitorias do governo Dilma", atacou. Para se defender, Freire disse que a notícia realmente parecia verdadeira. "O pior é que em função do desmantelo e imoralidade dos tempos lulodilmistas(sic), tal estapafurdia noticia tem ares de verdade". 

Esporte: Ricardo Baiano é Campeão Potiguar 2012 pelo América

Ricardo Baiano, natural de Mirangaba, campeão potiguar 2012 pelo América

O jogador Ricardo Baiano, natural do município de Mirangaba, na região de Jacobina, conquistou na tarde deste domingo (6), o título de campeão potiguar 2012 pelo América, que venceu o ABC pelo placar de 2x0.
Após oito anos, o América conquistou o Campeonato Potiguar 2012, diante do seu maior rival, o ABC, em pleno estádio Frasqueirão. Mesmo jogando com a vantagem do empate, o alvirrubro jogou com propriedade, segurou as ações do alvinegro e levantou o caneco.
Ricardo Baiano foi um dos destaques do jogo. Ele entrou em campo com a bandeira do município de Mirangaba.
Em telefonema ao Notícia Livre, Ricardo Baiano dedicou o título aos seus familiares e ao povo mirangabense.
América: Fabiano, Norberto, Cleber, Edson Rocha e Anderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Marcio Passos e Junior Xuxa (Nata); Isac e Lúcio (Pingo). (Técnico: Roberto Fernandes).
Fonte: Notícia Livre

sexta-feira, 4 de maio de 2012

IML AINDA TENTA IDENTIFICAR OSSADA ACHADA ÀS MARGENS DA BA 368


A polícia ainda tenta identificam a quem pertence a ossada encontrada recentemente próximo ao contorno da cidade de Mirangaba, às margens da BA 368, semana passada. Algumas peças de roupas que estavam junto a ossada encontram-se no DPT da 16ª COORPIN e espera-se que a divulgação das imagens destas peças possam ajudar no reconhecimento da vítima. Um perito odonto-legal esteve em Jacobina e após periciar os restos mortais chegou a conclusão que a vítima realmente é do sexo feminino, jovem, com idade entre 15 a 21 anos, e que, que morreu após uma pancada na cabeça e que, pelo estado de conservação dos ossos, estava no local onde foi encontrado há, no máximo, seis meses. Outra coisa que chama atenção no caso é que a jovem trazia consigo uma mochila escolar com a logomarca da Prefeitura Municipal de Salvador, o que pode ser indício de que ela poderia morar na capital do estado, e teve seu corpo desovado aquí, mas estas são apenas meras especulações até o momento, e nenhuma possibilidade é descartada pelos investigadores que cuidam do caso. O laudo oficial do IML deverá ser emitido em breve, enquanto isso, qualquer informação sobre o caso podem ser dadas pelo (74) 3621 1256,  do DPT de Jacobina.

Fonte: Bahia Acontece