quarta-feira, 28 de março de 2012

Mirangaba: Prefeitura incentiva agricultura familiar e garante merenda de qualidade

 
A Prefeitura de Mirangaba, através da Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, vem incentivando a agricultura familiar adquirindo produtos da merenda escolar dos produtores rurais mirangabenses.
O município incentiva o fornecimento de produtos da agricultura familiar com preço de mercado, o que valoriza as pequenas propriedades, que plantam desde hortaliças, frutas, legumes, grãos, até quem produz geleia, doces, sucos naturais, bolos e beijus. Os produtos adquiridos superam a cota determinada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é de 30% dos recursos destinados ao município para aquisição da merenda escolar. No ano passado foram beneficiados cerca de 30 pequenos produtores. 
A secretária de Educação do município, Patrícia Nascimento, acredita que até o final do ano 50% da merenda escolar seja proveniente da agricultura familiar. “O programa tem dado tão certo que já temos planos de expansão. A Secretaria de Agricultura e o Sindicato tem sido importante para o sucesso deste programa. Além de estarmos contribuindo com a economia local, ainda garantimos merenda de qualidade as nossas cirianças”, disse.
O secretário de Agricultura, Gildeon Carvalho, informou que a pasta da Agricultura está desenvolvendo programas de incentivo a agricultura familiar, para inserir mais produtores no programa. No momento, a secretaria está desenvolvendo programas com os agricultores para fortalecer a produção de ovos de galinha caipira e mel. “Para o fornecimento da merenda, o produtor precisa ter capacidade de atender a demanda exigida pelo programa, já que nossa necessidade é diária e o objetivo é cobrir todas as escolas do município”.
A participação do Sindicato dos Produtores Rurais no projeto é de suma importância, além de elo entre agricultores e a gestão municipal, a entidade conhece de perto a realidade dos agricultores. “Nossa maior preocupação é que os produtos sejam adquiridos dos pequenos produtores, fortalecendo a cadeia produtiva da agricultura familiar em Mirangaba”, afirmou Clóves Ferreira.
O PNAE é um programa do Ministério da Educação que garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação através da transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O principal objetivo é atender as necessidades nutricionais desses alunos durante a sua permanência na escola, contribuindo para seu crescimento com uma alimentação saudável e consequente aprendizagem e maior rendimento escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário