terça-feira, 17 de abril de 2012

Bahia quer antecipar vacinação contra aftosa por causa da seca

 
A medida faz parte do enfrentamento aos efeitos da seca no segmento da pecuária, uma vez que o período de vacinação dos animais ocorrerá no próximo mês de maio

A Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), encaminhou ao Ministério da Agricultura pedido de antecipação de 15 dias para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o Estado. A medida faz parte do enfrentamento aos efeitos da seca no segmento da pecuária, uma vez que o período de vacinação dos animais ocorrerá no próximo mês de maio.
Ao antecipar o prazo para a vacinação dos bovinos e bubalinos em 15 dias, a Adab pretende minimizar os impactos da seca no rebanho, garantir a sanidade dos animais com altos índices vacinais sem prejuízo para os produtores e manter a Bahia como status de Livre da Febre Aftosa com vacinação.
Conforme o pleito enviado ao Mapa, o período de vacinação do rebanho baiano contra a febre aftosa seria iniciado em 15 de abril, tendo ainda uma prorrogação em mais 15 dias, se estendendo até o dia 15 de junho.  
Em toda a Bahia 11 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados contra a aftosa em 265.441 propriedades. Dos 417 municípios baianos, 198 estão em Estado de Emergência. Desse total, 160 mil propriedades e cinco milhões de cabeças bovídeas estão sendo diretamente afetadas pela seca prolongada.
“Também estamos adotando todas as medidas pertinentes junto às Revendas para adquirirem as vacinas contra febre aftosa, visando atender ao prazo solicitado ao MAPA”, informa o diretor da Adab, Rui Leal, lembrando que a vacinação antecipada facilitará ainda a movimentações de animais em busca de alimentos, bem como o aguardo de possíveis chuvas que possam ocorrer nesse período, atendendo principalmente os agricultores familiares.
Fonte: Portal Vida no Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário