quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caém a cidade do Beijú


 
Dezenas de famílias que produzem beiju de tapioca nas comunidades Bom Jardim e Monteiro, na zona rural da cidade de Caém, no norte do estado da Bahia, receberam duas unidades produtivas de derivados da mandioca.  Os  fornos que estão prontos para funcionar obedecem aos padrões de higiene exigidos pela Vigilância Sanitária e vão proporcionar melhores condições de trabalho para quem sobrevive dessa atividade tradicional.
As famílias beneficiadas em Caém fazem parte da Associação Quilombola dos Produtores de Mandioca de Bom Jardim e Monteiro (Aquibom). São 58 associados que estão organizados na instituição, fundada em 2006 para estruturar a produção de derivados nas duas comunidades.
Para o presidente da Aquibom, Miguel dos Santos, as casas de beiju vão proporcionar mais qualidade ao alimento produzido e mais comodidade para as famílias. “Nos fornos caseiros, não há rigor com a higiene, a maioria das casas são de taipa. Aqui, nossos produtos serão embalados à vácuo, com todo conforto para quem trabalha”, avalia o presidente. Os produtos que saem da zona rural de Caém abastecem as feiras da região, em cidades como Jacobina, Miguel Calmon e Irecê.
Para o novo negócio, coube ao Sebrae a capacitação, orientação em gestão, mercado e tecnologia. “Estamos oportunizando a prática de uma atividade mais digna a essas famílias, que não vão mais precisar passar a noite em claro, trabalhando em condições precárias”, justificou o gestor de projetos do Sebrae, Arnaldo Oliveira. Para o Coordenador Regional do Sebrae, Geronilson Pereira, "ratificou que o Sebrae continuará contribuindo com a Associação na prospecção de novas oportunidades".

Parceiros do Projeto: Sebrae, Fundação
Banco do Brasil, Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caém, Aquibom, Prefeitura Municipal de Caém e Governo do Estado e Governo Federal.

Geronilson Ferreira Pereira (Geron)
Coordenador Regional da Unidade 5 (Jacobina)
Rua JJ Seabra, 69,
Palácio do Comércio, Estação, Cep 44700-000, Jacobina-Ba.
Tel. (74)3621.4341/9961.2530/9971.5259
e-mail:
geronilson.pereira@ba.sebrae.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Skype: geronilson.pereira_sebrae
 
Fonte: Vida no Campo On Line (reportegem: Luciano Gallo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário