quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pequenos produtores são orientados para receberem benefício

O número de agricultores familiares baianos que recebem recursos do Bolsa Estiagem, benefício do governo federal concedido às famílias de agricultores atingidos por desastres, deve aumentar, a partir da mobilização do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca iniciada ontem junto aos municípios de todo o estado.
Prefeitos e sindicatos rurais são informados sobre as condições para adesão dos agricultores ao auxílio emergencial. Eles são orientados pelo governo estadual, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Relações Institucionais (Serin), além da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).
Intermediação – Todos esses órgãos atuam como intermediadores do agricultor quanto ao cumprimento de pré-requisitos exigidos para concessão do benefício – inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a chamada DAP.
Segundo o secretário da Casa Civil e coordenador do comitê, Rui Costa, o universo de beneficiários pode ser ampliado porque muitos agricultores preenchem os critérios para a família a ser contemplada, mas não possuem a DAP ou não estão cadastrados no CadÚnico. A primeira parcela da Bolsa Estiagem foi paga em 18 de junho. O benefício, que é de R$ 400 divididos em cinco parcelas deR$ 80, terá a segunda parcela depositada hoje.

Fonte: SEAGRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário