quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mirangaba: Prefeitura celebra o Dia de combate ao abuso contra crianças e adolescentes

Com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta de combate aos crimes contra população infantil, a Prefeitura Municipal de Mirangaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando uma série de atividades na cidade, como palestras nas escolas, e caminhada, com panfletagem e adesivagem. As ações fazem parte da campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, celebrado nacionalmente nesta sexta-feira, 18. Eeste ano, as ações seguem o slogan nacional "Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes", que tem como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema no Brasil.
Nesta quinta-feira 17, uma grande caminhada marcou a tarde, reunindo centenas de pessoas, que percorreram as ruas da sede do município. A ação da Prefeitura Municipal de Mirangaba, pretende sensibilizar a população sobre a importância da denúncia de casos de abusos envolvendo menores.
O dia 18 de maio passou a ser celebrado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. Surgido na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.
Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Reportagem: Weyber Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário