quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jacobina: Preso lavrador acusado de estuprar filha de 12 anos

 
Foi preso no final da tarde desta Segunda Feira, no povoado de Lages do Batata em Jacobina,Zacarias Gonçalves de Jesus 34 anos, Lavrador,”Zacarias” foi denunciado ao conselho Tutelar de Jacobina,segundo a denúncia,o mesmo estaria praticando atos libidinosos contra sua própria filha, a menor Z.J.G. de 12 anos,ao informar o fato a delegacia Local, Policiais Civis da 16ª Coorpin,após diligencias conseguiram prender “Zacarias” em sua residência no mesmo povoado, lá foi encontrado em sua posse uma arma de fogo de fabricação caseira. Segundo a Menor que vive com mais sete irmãos e a madrasta, em relato as conselheiras tutelares e a uma Policial Civil, disse que seu pai durante a noite sempre praticava há vários anos estes atos com a mesma, a criança foi encaminhada para exames médicos e perícia, ”Zacarias” foi autuado em Flagrante Delito pelo Delegado Plantonista Dr. Damião Lacerda, onde responderá por posse Ilegal de arma ART 12 da Lei 10.826/2003 e também foi indiciado por Estupro de Vulnerável ART 217-A do Código Penal Brasileiro, ”o mesmo permanecerá preso no Complexo Policial de Jacobina a Disposição da Justiça.
 
Reportagem: Boletim Policial

Polícia: 24ª CIPM PRENDE TRAFICANTE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM JACOBINA

Policiais Militares da 24ª CIPM – Jacobina, lotados no PETO – Pelotão de Emprego Tático Operacional, prenderam na tarde desta quarta, 18/07/2012, por volta das 13h00, o elemento identificado como Olavo Lima da Silva, vulgo: Lavo, 25 anos. O mesmo estava na Avenida Lomanto Júnior, próximo a um Posto de Combustíveis, quando foi abordado pelos PM´s, que tinham conhecimento prévio sobre um mandado de prisão aberto contra ele. Durante a abordagem, os Policiais encontraram pequena quantidade de maconha e depois de questionado sobre a origem da droga, o acusado disse comprou para consumo próprio e que em sua residência havia outra quantidade.
Em continuidade à diligência, foi encontrada na residência do acusado, situada no bairro da Vila Feliz, 270g (duzentos e setenta gramas) de maconha pronta para consumo,uma touca ninja utilizadas em assaltos, 02 (dois) celulares Samsung, 01 (um) Revólver Taurus, calibre 38, com numeração raspada e com 07 (sete) munições do mesmo calibre, 02 (duas) rodas de motocicleta e uma motocicleta Honda / CG 150 Titan, cor: preta, placa: JOJ-9757 que estava com o acusado no momento da abordagem.
Lavo, como é conhecido no mundo do crime, é possuidor de vasta ficha criminal, e suspeito de fazer diversos assaltos alguns meses atrás. Além do mandado de prisão expedido pela Vara Crime de Jacobina, em consulta à REDE INFOSEG, constatou-se que o acusado possui diversas passagens pelo Estado de Goiás, tendo inclusive um mandado de prisão em aberto naquele local.
O acusado e todo o material apreendido foram apresentados na sede da 16ª COORPIN, onde o mesmo foi autuado em flagrante pelo Delegado Plantonista e registrado sob o número de ocorrência 2570/2012.

Reportagem: Bahia Acontece / Informações da 24 CIPM

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pequenos produtores são orientados para receberem benefício

O número de agricultores familiares baianos que recebem recursos do Bolsa Estiagem, benefício do governo federal concedido às famílias de agricultores atingidos por desastres, deve aumentar, a partir da mobilização do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca iniciada ontem junto aos municípios de todo o estado.
Prefeitos e sindicatos rurais são informados sobre as condições para adesão dos agricultores ao auxílio emergencial. Eles são orientados pelo governo estadual, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Relações Institucionais (Serin), além da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).
Intermediação – Todos esses órgãos atuam como intermediadores do agricultor quanto ao cumprimento de pré-requisitos exigidos para concessão do benefício – inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a chamada DAP.
Segundo o secretário da Casa Civil e coordenador do comitê, Rui Costa, o universo de beneficiários pode ser ampliado porque muitos agricultores preenchem os critérios para a família a ser contemplada, mas não possuem a DAP ou não estão cadastrados no CadÚnico. A primeira parcela da Bolsa Estiagem foi paga em 18 de junho. O benefício, que é de R$ 400 divididos em cinco parcelas deR$ 80, terá a segunda parcela depositada hoje.

Fonte: SEAGRI

terça-feira, 17 de julho de 2012

Jacobina: Guarda Municipal recebe Treinamento de Primeiros Socorros

A Coordenação de Meio Ambiente de Jacobina disponibilizou para a Guarda Municipal de Jacobina e alguns moradores do Distrito de Itaitú, Treinamento de Primeiros Socorros, com a equipe do Projeto Salvar Vidas, de Salvador-BA, tendo como Coordenador de Treinamento Francisco José dos Santos Borges e Coordenador Técnico de Resgate Bruno Leonardo Nogueira Lima e demais auxiliares. O Curso foi realizado no distrito de Itaitú, nos dias 14 e 15 de julho 2012, Guardas Municipais de Jacobina fizeram o curso, que não visa apenas treinar pofissionais de Saúde e de Segurança Pública para intervir em situações de urgência e emergência, mas treinar também a comunidade, principalmente em locais distantes da sede do Município, onde a chegada do serviço de urgência e emergência demora algum tempo. Lembrando também que a primeira intervenção em situações de urgência e emergência é fator determinante para salvar vidas. 

Fonte: Ascom da GMJ

ANIMAL NA PISTA PROVOCA ACIDENTE NA BA 131





Segundo informações da PRE em Jacobina, um atropelamento foi registrado na BA 131 por volta das 19h30 de ontem, 16, já próximo a cidade de Caém. Segundo consta, um FIAT UNO de placa NYT 2019, pertencente à Prefeitura Municipal de Saúde. atropelou um cavalo que transitava na pista montado por um senhor identificado como Reinaldo Moreira Lopes, morador da comunidade de Pias, interior de Caém.  Não há maiores detalhes de como se deu o fato , mas populares comentaram que o condutor do animal aparentava estado de embriaguez. 

O aposentado foi  socorrido em estado grave ao Hospital Regional de jacobina onde foi regulado e transferido no início da tarde desta terça para Salvador com suspeita de TCE ( Traumatismo crânio encefálico). O cavalo teve morte instantânea no local. O condutor do veículo, Cedelson dos Santos Silva, motorista da Prefeitura, e a médica veterinária Marta Maria Oliveira de Santana, tiveram apenas escoriações leves. O veículo foi encaminhado para o DPT de Jacobina para realização de perícia.

Reportagem: Emerson Rocha / Foto: Bahia Acontece

Jacobina: Policia prende trio de estelionatários

Após tomar conhecimento que três elementos que estavam a bordo de um veículo Toyota / Corolla, tentaram se passar por funcionários da Agência do Banco do Brasil da cidade de Saúde - BA, inclusive, utilizando um boné com a logomarca do banco, Policiais Militares iniciaram diligências, instante que desconfiados os elementos evadiram-se. No entanto, com base em informações e características físicas dos acusados, os mesmos foram detidos no Centro de Jacobina, próximo às agências bancárias.
O trio, que é especializado no crime de estelionato, tinha o intuito de aplicar golpes em aposentados e em clientes que aparentassem ter dificuldades no Auto-atendimento dos bancos, porém, numa ação rápida e eficaz, a 24ª CIPM retirou de circulação.
Todos os acusados possuem vasta ficha criminal pelos crimes de estelionato e receptação. Os criminosos e o veículo apreendido foram apresentados na sede da 16ª COORPIN, que deverá aprofundar as investigações sobre a atuação do trio.

Reportagem: Emerson Rocha

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cartilha do TRE diz o que é permitido na propaganda eleitoral

Foi disponibilizada no portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) a cartilha “Propaganda Eleitoral – Eleições 2012”, que aborda de forma simplificada os procedimentos preparatórios da propaganda eleitoral. A publicação traz as medidas processuais, as vedações legais e respectivas sanções aos casos de irregularidade da propaganda.
O manual, agora revisado e atualizado, é publicado desde 2000 pela Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação do TRE-BA, idealizadora do projeto. Tem o objetivo pedagógico de esclarecer e informar acerca dos dispositivos legais que regem a propaganda eleitoral. Presidente da Comissão de Propaganda Eleitoral, o Técnico Judiciário do TRE-BA, Nizaldo Costa, afirma que “no momento em que põe este valioso instrumento de consulta à disposição de toda a sociedade, o TRE cumpre o seu dever de informar sobre as regras que norteiam a propaganda eleitoral, contribuindo para o aperfeiçoamento da democracia”. A cartilha é acessada na página “Propaganda Eleitoral”, disponibilizada no site do TRE www.tre-ba.jus.br.

Fonte: TRE/BA

Eleições 2012: Cidades da Paraíba têm número de eleitores superior ao de habitantes

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Paraíba tem 2.864.817 eleitores aptos para irem às urnas e escolher os prefeitos e vereadores dos 223 municípios. No entanto, um levantamento feito pelo G1 mostra que algumas cidades paraibanas têm mais eleitores do que habitantes. A anormalidade foi detectada em 14 municípios de diversas regiões da Paraíba.
Para identificar o excesso de eleitores nas cidades o G1 cruzou os dados disponibilizados pelo TSE e o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números da corte eleitoral foram atualizados em junho. O prazo para tirar o título ou transferir o domicílio eleitoral se encerrou em maio.
Conforme o levantamento, têm número de eleitores superior ao de habitantes as seguintes cidades: Cajazeirinhas (Sertão), Algodão de Jandaíra (Agreste), Lastro (Sertão), Parari (Borborema), Santa Inês (Sertão), Areia de Baraúnas (Sertão), Caturité (Borborema), Quixabá (Sertão), Santa Helena (Sertão), Pilõezinhos (Agreste), Santo André (Borborema), São Domingos de Pombal (Sertão), São José do Bonfim (Sertão) e São José do Brejo do Cruz (Sertão). No início de 2011, eram apenas cinco cidades da Paraíba com eleitorado maior que a quantidade de habitantes.
A situação mais desproporcional ocorre na cidade de Parari. Segundo o IBGE, são 1.256 moradores e conforme o TSE são 1.868 eleitores, havendo assim um acréscimo de 612 pessoas. Já em Areia de Baraúnas o excesso é de apenas dois eleitores, são 1.927 habitantes e 1.929 votantes.
Além das cidades com mais eleitores que habitantes a Paraíba também tem municípios onde a diferença entre os dois índices é muito pequena. Em São Francisco apenas 22 pessoas não votam, já em Riachão de uma população de 3.266 habitantes apenas cinco não votam.
A resolução 20.472/99 do Tribunal Superior Eleitoral prevê que quando o número de eleitores de uma cidade for superior a 80% do número de habitantes, é necessário que a Justiça Eleitoral faça uma revisão do eleitorado.

JACOBINA: HOMEM MORRE LOGO APÓS CHEGAR EM LOCAL DE TRABALHO





O pintor Amaro dos Santos Alves, de 52 anos de idade, ,morreu na manhã desta segunda-feira, 16, logo após chegar na oficina onde trabalhava, no bairro de Nazaré. Segundo populares, ele chegou bem cedo em um FIAT Uno de cor preta de um cliente da oficina que havia sido pintado no domingo e iria ser polido hoje, mas, assim que abriu a porta, passou mal e caiu morto dentro do local de trabalho. A Polícia Militar realizou o isolamento da área. Neste exato momento peritos do DPT de Jacobina realizam o levantamento cadavérico. mais detalhes em breve.


Reportagem: Emerson Rocha / Fotos: Bahia Acontece